O COVID-19 e a bronquiolite viral aguda
- Patricia Fernandes
- 17 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de jun. de 2020
Um estudo realizado na França e publicado em junho de 2020, demonstrou que, com o fechamento das escolas e a determinação de isolamento total (lockdown) decretados por conta da pandemia de COVID-19, foi identificada uma redução de 63,5% nos diagnósticos de bronquiolite viral aguda (por qualquer vírus) em comparação com o mesmo período dos anos de 2017 a 2019.
Foram analisados dados de 871.543 atendimentos pediátricos, incluindo o período de lockdown no país, que foi de 17 de março a 19 de abril de 2020.
Outros achados referentes aos atendimentos pediátricos do estudo foram:
Redução de 68,5% no número de atendimentos em pronto socorro.
Redução de 44,7% no número de internações hospitalares.
Redução de 88,2% dos casos de diarréia aguda.
Redução de 82,5% dos casos de otite média aguda.
Os autores também argumentam que a estabilidade no número de casos de pacientes com infecções do trato urinário no período demonstram que a redução dos atendimentos e internações não podem ser totalmente explicadas por fatores como limitações no transporte, medo de ir ao hospital e aumento da telemedicina.
Embora o papel das crianças na disseminação da COVID-19 ainda esteja em discussão, os autores concluíram que o fechamento de escolas e o bloqueio nacional estão ligados a uma redução drástica nas consultas de emergência pediátrica relacionadas a gastroenterite, otite aguda média, bronquiolite e outras doenças virais, podendo não ser apenas um benefício para as crianças, mas também diminuindo o impacto sobre o sistema de saúde francês em um momento crucial como a pandemia.
Fonte: Angoulvant, F. et al. COVID-19 pandemic: Impact caused by school closure and national lockdown on pediatric visits and admissions for viral and non-viral infections, a time series analysis, Clinical Infectious Diseases, 2020 Jun 3. DOI: 10.1093/cid/ciaa710

#pneumologiapediatrica #pneumologia #pediatria #bronquilolite #bronquioliteviralaguda #covid19 #coronavirus #lockdown
Comments